14 de abr. de 2010

Marca própria na medida certa

Embora a marca própria cresça no País, ainda não faz o sucesso que se observa no exterior.
As principais categorias com marca própria – leite asséptico, óleo vegetal e azeite, papel higiênico, arroz, açúcar e biscoitos, feijão, pães e bolos, iogurtes e panetones – somaram R$ 786,9 milhões em vendas no autosserviço no ano passado, segundo dados Nielsen. É um valor respeitável, mas pequeno se comparado ao faturamento do setor no mesmo período, de R$ 159 bilhões. Ou seja, corresponde apenas a cerca de 5% das vendas.

No exterior o cenário é bem diferente. Pesquisa recente da Ipsos Global @dvisor International Omnibus, divulgada na newsletter da revista Progressive Grocer, mostra que 80% de consumidores ao redor do mundo consideram as marcas próprias tão boas ou melhores do que as marcas nacionais. Principalmente no que diz respeito ao atendimento de suas necessidades, conveniência e benefícios para a família.

Também cerca de 80% dos entrevistados consideram que as marcas próprias oferecem alimentos com sabor tão bom e produtos para casa que funcionam tão bem quanto as marcas nacionais. A ideia de que marcas próprias oferecem qualidade baixa em troca de preço baixo parece estar declinando.

Nem por isso se deve ignorar, como afirmou Gill Aitchison, presidente da Ipsos Marketing, Global Shopper & Retail Research, que as marcas nacionais superam as marcas próprias em embalagens, inovação e qualidade.

A verdade é que as marcas próprias são mais uma alternativa para melhorar os resultados da empresa. Não necessariamente a melhor alternativa para todas as empresas. O Carrefour brasileiro, uma das redes que mais investe no negócio, só conta com 1.200 produtos com marca própria.

É curioso como o mercado gosta de atribuir a novas estratégias o status de "solução única", "saída para todos os problemas". Balela. Melhor seria se cada nova tática e estratégia fosse colocada no seu exato tamanho. Muitos equívocos seriam evitados e muitos resultados seriam potencializados.

O estudo conduzido pela Ipsos foi feito ao redor do mundo com 21.623 consumidores adultos de 23 países, incluindo o Brasil. Se você quer mais informações acesse www.ipsos.com/marketing.

Por: Redação Supermercado Moderno
Fonte: www.sm.com.br
Publicada: 14-abr-10

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