18 de mai. de 2010

O varejo e as redes sociais

Redes sociais, marketing na web, indexação via Google, aceleradores de busca, venda pela internet, marketing viral, Twitter, campanha on-line são termos hoje citados aos montes. Se vale a pena investir nessas tecnologias e o que elas podem fazer pelo nosso negócio, na prática, ainda é pouco discutido.
Vamos tentar trazer agora um pouco de realidade para a discussão. Que as redes sociais são um sucesso, não há dúvidas. A velocidade do mundo virtual faz toda a diferença. Enquanto “maravilhas” do passado, como o telefone, demoraram 35 anos para atingir 50 milhões de usuários, a internet levou quatro anos. Isso quer dizer que se você acertar na web, o seu acerto vai aparecer para muita gente em muito pouco tempo – o erro também.

Como uma empresa varejista pode usar as redes sociais?

As redes sociais devem ser pensadas como mais um canal de comunicação com o cliente, assim como a mídia, o site da empresa, o serviço de atendimento ao cliente e outros. As diferenças principais estão no volume, já que 79% dos 70 milhões

brasileiros que acessam a internet usam redes sociais. Estão também na credibilidade, pois as pessoas acreditam muito mais num comentário de um internauta sobre a sua loja em um blog do que no seu anúncio na televisão. As diferenças

estão também no baixo custo, no retorno da informação e no aspecto viral, ou seja, no boca a boca virtual, que é a propagação de uma informação, feita por pessoas que não são da sua empresa.

As redes sociais com maior audiência são as mais usadas e indicadas para empresas: Twitter, Orkut, Facebook, My Space, YouTube, Flickr, Linkedin. Vale comentar que o Orkut é tido como mais popular e com um público mais jovem, de perfil

de renda menor; já o Facebook mostra, por enquanto, uma melhor qualificação socioeconômica em seus participantes. Há redes específicas para determinados mercados, como o By MK que é exclusivamente ligado ao mercado de moda.

O que fazer

Utilizando os recursos de posts, eventos, convites e mensagens, diversos tipos de ações podem acontecer:

Páginas da marca: Esse é o primeiro passo em qualquer rede: elaborar um cadastro e criar uma página da marca na rede social. A internet é um canal como outros e a linguagem visual e textual deverá seguir os padrões usados em outros meios,com o objetivo de manter um alinhamento com o posicionamento real da operação. É importante também deixar claro que a página é da empresa e não da pessoa que nela está escrevendo.

Relacionamento: No mundo virtual, assim como no mundo real, queremos nos relacionar com quem agrega algo para nós, seja informação, diversão ou entretenimento. O conteúdo divulgado pela sua empresa não poderá ser meramente vendedor, pois dá ao internauta a sensação de que a relação não é de mão dupla, estando ele provendo relacionamento sem receber nada em troca. Notícias sobre o segmento, curiosidades, bastidores do processo criativo, informações sobre um determinado estilo de vida podem deixar a sua comunidade de seguidores mais contente e até reforçar o seu posicionamento. O conteúdo relevante também será o responsável pelo aspecto viral e o consequente aumento de sua rede de contatos e seguidores.

Feedback: Uma das grandes vantagens (e desvantagens) das redes sociais é o feedback, ou retorno, de seus seguidores. Suas informações e ações poderão ter repercussão; se bem aproveitadas, poderão ser uma grande arma para que o consumidor se sinta mais próximo da marca e para que você também conheça suas opiniões e hábitos. A estilista está em dúvida sobre qual decote colocar numa blusa da nova coleção? Pergunte aos seguidores do Twitter. A chance de acerto é maior, tanto pelo lado da área de desenvolvimento de produtos como de vendas (a consumidora quer ver a blusa que ajudou a desenvolver).

Ações promocionais: Já imaginou informar em dez segundos, sem custo, para um milhão e setecentas mil pessoas que a sua liquidação começa amanhã? Esse é o número de seguidores da Zappos.com (varejista on-line de sapatos, case nos EUA) no Twitter. Essa força de comunicação é sensacional para divulgar eventos do calendário promocional, mas só vai funcionar se você tiver pessoas que queiram seguir sua marca. Um determinado produto não está com bom giro e resolveu remarcá-lo no sábado de manhã? Comunique pelo Twitter e ainda terá o sábado todo para vendê-lo. A internet parece ser o único veículo capaz de acompanhar o dinamismo do varejo.

Concursos: Que tal propor um concurso aos internautas, fazendo com que enviem fotos de suas mães usando um produto da marca e premiar a vencedora com um kit às vésperas do Dia das Mães? Esse é um tipo de ação que pode ocorrer totalmente em ambiente virtual, gerando relacionamento, interação e contato com a marca.

Como posso divulgar minha empresa nas redes sociais?

Antes de pensar em como espalhar informações sobre a sua empresa nas redes sociais, pense primeiro em como ter muitos internautas ligados à sua rede.

10 dicas importantes para aumentar sua audiência nas redes sociais:

1.Crie uma página esteticamente bonita, que reflita o posicionamento da sua empresa.
2.Gere conteúdo relevante (relevante para os seus seguidores, não para você).
3.Coloque links das suas redes em seus sites e email marketing.
4.Avise em todas as peças de comunicação que você faz parte das redes.
5.Responda às solicitações e aos comentários de clientes pelo mesmo canal social em que eles foram registrados.
6.Faça campanhas virais, aquelas em que as pessoas encaminham para outras.
7.Incentive a sua equipe de loja e back office a acessar as redes, saber o que se fala por lá e informar aos clientes sobre a sua existência.
8.Crie ações promocionais exclusivas para “clientes seguidores” da web.
9.Atualize, atualize, atualize, e rápido, rápido, rápido.
10.Não deixe isso nas mãos do seu sobrinho, só porque ele gosta de internet e ajudou você a fazer seu perfil no Twitter.

Ok, entendi que é importante, mas quem vai fazer isso?

O trabalho de gestão de comunicação em redes sociais não é simples como o de utilizar o Orkut para encontrar os antigos amigos do ginásio. A web expõe de maneira eloquente o que você faz de bom e de ruim. Os cuidados com a linguagem, ajustamento visual, relevância de conteúdo, segurança das fontes, entre outros, devem ser enormes para que o “tiro não saia pela culatra”. Algumas empresas perceberam a força disso e estão contratando outras empresas especializadas no tema para fazer a tarefa ou estão deslocando alguém do seu time para cuidar exclusivamente desse assunto. A segunda opção é mais arriscada, pois é muito difícil achar alguém no time que consiga manipular os recursos de design, redação, ortografia e criatividade igualmente bem. Pense nisso e boas vendas!

Fonte: Revista NoVarejo
Publicado: 10-mar-10

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