25 de mai. de 2011

Hipermercados perdem espaço no varejo brasileiro

Pela primeira vez em cinco anos, os hipermercados brasileiros registraram queda nas vendas. Em 2010, o faturamento desse formato de lojas recuou 5,9% sobre o ano anterior, enquanto nos supermercados houve expansão de 12,2%, em termos reais. Os números foram divulgados pela revista Supermercado Moderno. Desde 2005, os hipermercados vinham perdendo 1% ao ano de participação no faturamento do autosserviço, setor que atingiu receita de R$ 204 bilhões em 2010, com crescimento real de 7,1% em relação a 2009. O pano de fundo desse movimento foi o fim da hiperinflação, que tirou o grande apelo do hipermercado: ter preço mais competitivo do que o das lojas menores. A comodidade, como a proximidade de casa ou do local de trabalho, levou o consumidor a fazer compras com mais frequência nas redes menores.

Por: Agência Estado
Fonte: Portal GS&MD
Publicado: 24-mai-11

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...