16 de jun. de 2011

COMPARATIVO DE DESEMPENHO: SUPERMERCADO X CASH & CARRY

Números comparativos

Em termos práticos e com uma visão do demonstrativo de resultados dos dois negócios operando no Brasil, em uma determinada região, podemos comparar os formatos: considerando 100% das vendas líquidas temos o CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) de 70% para Supermercados e 75% para o Cash & Carry. Em relação ao lucro bruto o Supermercado tem 30% e o Cash & Carry 25%. No quesito despesas operacionais a diferença é maior; enquanto nos Supermercados representam 21%, no Cash & Carry esse número cai para 11%.
Avaliação de diferenças
Quando o assunto é lucro antes de juros e imposto de renda, o Supermercado aponta 9% e o Cash & Carry 14%. Com juros e impostos de renda ambos ficam na casa de 6 a 8%, mas enquanto o Supermercado tem lucro líquido de 1 a 3%, o Cash & Carry tem lucro líquido de 6 a 8%. Esta visão de resultado final é muito importante e tem motivado o mercado a substituir plataformas de Hipermercados, e Supermercados por Cash & Carry, entretanto, é muito importante que os empresários avaliem melhor e tenham a estrutura adequada para que estas transformações não se tornem grandes problemas. Para isto precisamos também avaliar as seguintes diferenças:
Público alvo
Enquanto o Supermercado foca o consumidor final, o Cash & Carry atende ao food service (restaurantes e tranformadores), pequenos varejos e também consumidores finais. Portanto, são dois negócios bem diferentes, apesar de ambos atenderem consumidores finais. Porém, o cash & carry se apresenta como uma plataforma interessante para o atendimento das classes C,D e E e acaba por ser um concorrente do Supermercado, sobretudo, com o comportamento multicanal do consumidor atual.
Verbas e contratos
Nos Supermercados as verbas contratuais variam entre 5 e 20%, no Cash & Carry o número fica entre 0 a 6%, além disso, o direcionamento do mercado aponta para a extinção do contrato de fornecimento. Isto altera a forma de relacionamento com os fornecedores e influenciam no CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) de ambos negócios. O Mercado vem se alterando para que não existam mais estes contratos de valores muito elevados, pois é conhecido que os Fornecedores já repassam isto para o preço dos produtos.
Despesas operacionais
Para atender ao consumidor final os Supermercados desenvolveram uma série de serviços e precisam de muitos funcionários para potencializar o atendimento. O quadro muda de figura totalmente no Cash & Carry, onde os serviços necessários são mínimos para uma boa operação. As lojas também são bem diferentes em relação a infra-estrutura e equipamentos. No cash&carry, ao invés de gôndolas são porta paletes que acomodam os produtos. O piso sofisticado é substituído por um piso de cimento queimado de alta resistência. Equipes com muitos gestores e encarregados, no Cash & Carry ficam bem mais enxutas. Nos Supermercados são muitos checkouts e muitos operadores, no Cash & Carry acontece o contrário; poucos checkouts e poucos operadores. O resumo da missa é: a simplicidade do Cash & Carry gera menores despesas.
Sortimento
Para atender as exigências de seus consumidores, os Supermercados tem mix maior e mais variado, com mais categorias, mais marcas e mais itens que o mix do Cash & Carry. Essa é outra vantagem estratégica no quesito simplicidade para a gestão do Cash & Carry, pois são menos fornecedores, menos compradores, menos itens a serem analisados, até os relatórios de avaliação dos fornecedores e itens são mais simplificados, pelo menos não possuem tantas linhas.
Realmente são negócios muitos diferentes e se gerenciados de forma adequada, podem ser Excelentes Negócios!

Por: Altamiro Borges
Fonte: Portal Giro News
Publicado: 14-jun-11



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