28 de mar. de 2012

Uma ferramenta para potencializar negócios


Já passamos do tempo em que a simples venda de produtos determinava o bom relacionamento de uma empresa com seu público-alvo. Hoje, mais do que abastecer um ponto de comércio, é necessário elaborar uma estratégia capaz de satisfazer tanto a demanda do consumidor final quanto as características e necessidades do cliente/parceiro. Nasce aí a relevância do trade marketing para a evolução dos negócios, uma ferramenta capaz de potencializar marcas, serviços e produtos, oportunizando a singularidade diante aos concorrentes.
No Brasil, esse setor vem conquistando cada vez mais seu espaço na esfera corporativa, atuando como um marketing voltado exclusivamente para o varejo. É do trade marketing a responsabilidade de estudar as diversas ocasiões de consumo que determinam as melhores formas de apresentar um produto no comércio. Em conjunto com as equipes de venda, o setor vai além de estabelecer a quantidade de unidades a serem fornecidas ao cliente. Aponta como a marca pode estar ativada para chamar a atenção dos consumidores, indica quais os itens do portfólio são os mais adequados para determinado cliente e, principalmente, promove as estratégias de acesso ao produto.
O estudo das situações de consumo determina, por exemplo, como o refrigerante pode estar disponível em um grande hipermercado. Aí considera-se a geladeira ativada com a marca para oferecer o produto gelado, a diversidade de embalagens e sabores, os melhores preços a serem estabelecidos, entre outras questões relevantes na busca pela preferência do consumidor final. Para elaboração dessa estratégia, o trade marketing avalia o público-alvo e a região em que ele está localizado, um estudo de impacto que possibilita a otimização das vendas e o bom relacionamento com o mercado.
No entanto, mais do que aperfeiçoar sua atuação em diferentes situações, a empresa que adota essa ferramenta mostra-se também preocupada com o crescimento do seu parceiro. Falar de negócios com o cliente é outro item fundamental no planejamento estratégico do setor.
Orientando sobre questões como formas de desconto, divulgação do ponto de venda, disponibilidade de produtos e qualidade de atendimento, o trade marketing estimula o parceiro ao crescimento, o que acaba refletindo em novas e boas oportunidades para a empresa. Esse relacionamento só é possível através da perfeita execução diária do atendimento, incluindo o importante contato com o vendedor,figura essencial que registra para o setor as necessidades do ponto de venda e atua como um consultor de negócios para o cliente.
O trade marketing também colabora para o relacionamento das empresas com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas. Através de pesquisas realizadas com clientes, é possível, por exemplo, detectar a necessidade de um curso que capacite os jovens de determinada região para atuarem no varejo local ou o apoio a um evento importante da comunidade. Ou seja, além de estimular o crescimento dos parceiros, essa ferramenta coopera para o desenvolvimento regional e a qualificação de mão de obra, constituindo, a partir disso, uma grande e próspera rede socioeconômica.
Quanto às tendências para o trade marketing manter-se como uma ferramenta atualizada, é necessário estar atento à multiplicação dos canais de comunicação e interatividade. Os meios tradicionais (jornal, TV e rádio), bem como a ativação das marcas nos pontos de venda, continuam sendo vias indispensáveis para divulgação de produtos e serviços. Mas em tempos de internet, vêm acumulando força as mídias sociais, como o Facebook e o Twitter, pelas quais é possível estudar/perceber tendências e hábitos de clientes e consumidores. Nesses espaços, a dinâmica aumenta consideravelmente, proporcionando ao trade marketing a possibilidade de elaborar estratégias cada vez mais originais, ágeis e assertivas. Desse modo, a empresa tende a garantir a sua competitividade entre os inúmeros concorrentes presentes no mercado.

Por: Ricardo Vontobel
Fonte: Jornal do Comércio - Caderno Marcas de Quem Decide,
Publicado: 26-mar-12

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