1 de fev. de 2010

Gerenciamento por Categorias, Otimização de lay-out

No escopo do gerenciamento por categorias uma das questões essenciais é a definição de quais soluções de compra a loja se propõe a oferecer, bem como a disposição das categorias no espaço físico da loja. Este não é um processo aleatório, mas sim baseado em uma série de análises, cujo objetivo é definir centros de soluções atendendo as diferentes necessidades dos clientes, definindo a distribuição desses centros de soluções no espaço físico da loja, e dentro de cada um deles a localização das categorias de modo que aquelas mais procuradas, chamadas de categorias quentes estimulem a visitação das demais, de modo a haver um equilíbrio do fluxo nos diferentes corredores da loja, com vistas a otimização de vendas de todos os produtos do mix.

O fluxo de trabalho contempla:

•uma análise de procedimentos de diferentes empresas para a definição do lay-out da loja,
•a proposta de um fluxo recomendado pelo ECR e a implantação deste fluxo em projetos pilotos de lojas de diferentes formatos (pequeno, médio e grande, varejo supermercadista, farma, atacado e eventualmente loja de conveniência)
•teste através de pilotos aplicando o modelo proposto
•avaliação dos pilotos
•produção do manual, passo a passo, divulgado pelo ECR como ferramenta de apoio aos interessados.

Obs: o trabalho de layoutização não contempla a produção de planogramas, mas apenas a exposição espacial das categorias e o espaço a elas alocado dentro da loja.

Fonte: http://www.ecrbrasil.com.br/

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