Gerenciamento por categorias é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (ex: matinais, beleza, limpeza) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.
Principais Resultados
O Gerenciamento por Categorias traz benefícios para o varejo e para os fornecedores tais como reduções significativas de custo e melhores resultados comerciais, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, sempre orientadas para o consumidor.
Quais são as etapas do Gerenciamento por Categorias
*Todas as etapas do processo de Gerenciamento por Categorias são baseadas em dados do mercado, dados internos do varejo e pesquisas com o consumidor.
As Táticas da Categoria (Passo 6) abrangem:
• Sortimento
Desenvolver um sortimento para atingir os objetivos do negócio e agradar aos consumidores
• Preços
Determinar os preços ao consumidor dos produtos desta categoria
• Promoção
Definir as promoções a serem realizada e os veículos a serem utilizados
• Apresentação na Gôndola
Determinar como a categoria será apresentada, sua localização, seu layout e o nível de serviço
Para trabalhar com Gerenciamento por Categorias
Para que o processo de Gerenciamento por Categorias saia do papel, é necessário, antes de tudo, que o varejo e os fornecedores passem a trabalhar as categorias, enxergando-as da mesma forma que o consumidor faz. O processo requer investimento em tempo e tecnologia da informação. Os métodos utilizados não são novos ou revolucionários, mas exigem organização e foco específicos.
Ao se concentrar em um maior entendimento do consumidor, o Gerenciamento por Categorias proporciona oportunidades renovadas para satisfazer suas necessidades e, ao mesmo tempo, alavancar vantagens competitivas a custos mais baixos, por meio de maior eficiência no processo de trabalho e parceria.
Situação do Varejo, Indústria e Institutos de Pesquisa no Brasil
O Gerenciamento por Categorias é um processo novo no Brasil, e muitos varejos e indústrias já estão desenvolvendo e aprimorando projetos e conseguindo resultados muito expressivos. Os investimentos em pessoas, treinamento e recursos de tecnologia crescem exponencialmente. Indústria, varejo, institutos de pesquisa e consultorias estão estudando e desenvolvendo processos. Ainda há muito para aprimorar, principalmente em relação à disponibilização e uso de toda a informação, mas o Gerenciamento por Categorias no Brasil já é uma realidade.
Fonte: www.ecrbrasil.com.br